top 10 the beach boys pré-pet sounds

Aproveitando o post anterior sobre Mike Love, reproduzo aqui um top 10 dos Beach Boys publicado na Freakium. Lista de melhores é algo que sempre muda com o tempo, mas até que essa eu não precisei alterar. São as minhas canções favoritas da banda do período pré-Pet Sounds. Muita gente ainda ignora essa fase, acha que foi a época de canções bobinhas ou que a banda só amadureceu a partir de 1966. Não é verdade. Mesmo nos primeiros discos – realmente ingênuos e irregulares – é possível encontrar algumas canções incríveis. As obras-primas começaram a aparecer com mais frequência em 1965, ano de lançamento de dois discos fabulosos: Today! e Summer Days (& Summer Nights!!), geralmente denominados (aka diminuídos) como a fase de transição da banda, mas que incluem várias canções que não fariam feio no set list do Pet Sounds.

10 – And Your Dreams Come True – Summer Days (And Summer Nights!!) – 1965


As belíssimas e intrincadas harmonias de And Your Dreams Come True fecham o disco Summer Days. Composição de Brian Wilson e Mike Love a capella, soa como a trilha sonora de um conto de fadas e demonstra que o os caras nem precisavam de instrumentos para gravar uma singela obra-prima. É inconfundível, só os Beach Boys poderiam fazer algo assim.

09 – The Little Girl I Once Knew – Single – 1965

Quando o Pet Sounds já era um feto na mente brilhante de Brian Wilson, os Beach Boys lançaram este single. A sonoridade de The Little Girl I Once Knew já remete às experiências sonoras do disco clássico da banda, com o piano marcado, as inusitadas paradas de bateria e uma introdução que faz a ponte entre California Girls e Wouldn’t It Be Nice. A divertida letra de Brian narra a história de um cara arrependido de não ter dado bola a uma menininha que posteriormente se torna um mulherão.

08 – Don’t Worry Baby – Shut Down Vol. 2 – 1964


Uma das músicas mais regravadas da banda, Don’t Worry Baby traz grande influência do maior ídolo de Brian Wilson, Phil Spector. A história da canção é curiosa: após ouvir o hit Be My Baby das Ronettes (composto por Spector) na rádio, Brian ficou desesperado, achava que não poderia fazer algo melhor. A sua esposa na época tentou consolá-lo dizendo “don´t worry baby”…  A partir daí nasceu a faísca inicial da canção. O resultado foi tão espetacular que John Lennon roubou alguns trechos da melodia no derradeiro sucesso (Just Like) Starting Over.

07 – Girl Don’t Tell Me – Summer Days (And Summer Nights!!) – 1965


A competição de Brian não era só com Phil Spector, havia também os Beatles. Todo mundo sabe que o Pet Sounds nasceu da vontade de Brian em fazer algo melhor que o Rubber Soul. No entanto, Girl Don’t Tell Me mostra que Brian já estava sacando os Beatles antes disso. O refrão da empolgante música, interpretada por Carl Wilson (o seu debut como lead singer), traz a referência imediata a Ticket To Ride. A música foi um fracasso nas paradas de 1965, mas é uma das favoritas dos fãs dos Beach Boys até hoje.

06 – The Warmth of The Sun – Shut Down Vol.2 – 1964


Musicalmente, The Warmth of The Sun é uma alienígena para a época em que foi lançada. A delicada harmonia, entoada pelos falsetes característicos de Brian Wilson, dá o tom introspectivo necessário à canção. Assim que souberam do assassinato de John Kennedy, Mike e Brian começaram a compor a balada e carregaram numa tristeza apática de emocionar qualquer um. Os Beach Boys não foram os únicos a homenagear o presidente morto; os Byrds lançaram um pouco depois a belíssima, e tão emocionante quanto, He Was a Friend of Mine.

05 – She Knows Me Too Well – Today! – 1965


Today! é um dos melhores álbuns dos Beach Boys. Foi a época em que Brian Wilson se retirou dos palcos e começou a trabalhar incessantemente à procura da melodia perfeita. She Knows Me Too Well é uma delas. As inseguranças de um cara apaixonado são brilhantemente interpretadas por Brian, numa melodia que remete novamente a Phil Spector, mas que já aponta para uma sonoridade totalmente inédita para a música daqueles tempos. Destaque para o contraponto entre os vocais graves e os falsetes agudíssimos, algo que os Beach Boys sabiam fazer com maestria.

04 – In My Room – Surfer Girl – 1963


Introspectiva, emocionante, bela, delicada, perfeita… Faltam as palavras para definir In My Room. A letra da balada já indica um caminho que Brian Wilson acabou seguindo poucos anos depois: a reclusão. Curiosamente, pouco tempo depois, o girl group da Motown Martha & The Vandellas lançou uma canção de temática parecida, a sensacional In My Lonely Room, composta pelo trio Holland/Dozier/Holland. Gente trancada no quarto costuma fazer coisas boas.

03 – Please Let Me Wonder – Today! – 1965

Mais uma pérola do Today, Please Let Me Wonder é que se pode chamar de pop perfeito. Relaxado com os efeitos de uma pioneira maconha, Brian Wilson gravou os vocais mais suaves de toda sua trajetória. A melodia traz um mix do som inocente do começo dos sixties com as harmonias rebuscadas da segunda fase da década. É o tipo da música que não enjoa nunca.

02 – California Girls – Summer Days (And Summer Nights!) – 1965


Brian Wilson tomou um LSD, foi para o piano e começou a tocar o riff principal de California Girls. Foi assim que nasceu um dos maiores hits da banda. A canção ganhou uma sensacional letra de Mike Love, que fez dela, com sua bem humorada homenagem às mulheres californianas, praticamente um hino da costa oeste norte-americana. Detalhe para a voz de Bruce Johnston, numa das suas primeiras participações como membro efetivo dos Beach Boys.

01 – In The Back of My Mind – Today! – 1965


Uma jóia rara composta por Brian Wilson e interpretada com a emoção única da voz rouca e errante de seu irmão Dennis Wilson. Brian afirma na triste balada que seus medos sempre estariam no fundo da mente, algo que causa até arrepios levando em consideração seu estado mental poucos anos após esta gravação. Felizmente, mesmo com todos os problemas, Brian Wilson conseguiu manter sua genialidade ao longo dos tempos. In The Back of My Mind é um de seus momentos mais bonitos.

Anúncios

Uma resposta em “top 10 the beach boys pré-pet sounds

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s