mario bava em dois momentos

Mario Bava em dois momentos geniais: Kill, Baby, Kill e Cães Raivosos. Duas pérolas da filmografia do italiano opostamente claustrofóbicas. O primeiro, de 1966, um horror gótico de atmosfera lúdica que poucas vezes o gênero ousou. Tudo nele é assustadoramente delirante, a começar pela presença da criança assassina, algo replicado até hoje no cinema. E os detalhes que Bava coloca, desde a iluminação fantástica, passando pelas vertiginosas escadarias que parecem nunca acabar, dão uma sustentação poderosa para a trama. A cena em que o protagonista, em plena agonia, começa a correr atrás de si mesmo, num primor de montagem do próprio Mario Bava, sintetiza a revolução inventiva do filme.

Cães Raivosos, de 1974, é um filme atípico – tanto na filmografia de Bava, quanto na própria história do cinema. Um road-movie às avessas, obra-prima na estrada que se sustenta, praticamente inteira, dentro de um carro. E no passar das horas, o calor aumenta, Bava aproxima cada vez mais sua câmera dos rostos suados de sequestradores e sequestrados em puro desespero. É a obra mais visceral de Bava, provavelmente um dos grandes momentos do cinema italiano. Também indica um pessimismo enorme do cineasta em relação à humanidade (algo que já ficava evidente em Banho de Sangue). O desfecho, então, é um soco no estômago. Esse trecho do filme exemplifica bem a pungência da obra e a grande direção de Bava.

Da fantasia gótica psicodélica ao realismo cru e niilista. Kill, Baby, Kill e Cães Raivosos são filmes que atestam a importância de um sujeito que, além de ter sido pai de muita coisa, soube trabalhar em gêneros distintos, sempre com a gana pela invenção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s