abraços partidos

Tal como Guillaume Thomas – personagem de Jean Cocteau que, por não  diferenciar a ficção da realidade, acaba morrendo ao fingir-se de morto –, Mateo Blanco, o cineasta protagonista de Abraços Partidos, novo filme de Pedro Almodóvar, nos dá a impressão de que não há barreira entre sua ficção e a sua realidade.

Sem maiores explicações, logo no início do filme Blanco indica que vai precisar se transformar de vez no alter ego, o roteirista cego Harry Cane. Não há problema. Na cena seguinte já vemos Cane flertando com uma loira que o ajudou a atravessar a rua.

Partindo do inusitado, Abraços Partidos contagia até o desfecho do enorme flashback que narra o romance entre Mateo e a atriz de seu filme. Temos uma excelente trama de acento noir, envolvendo um figurão milionário e ciumento. E o diretor espanhol desfila com maestria pelo humor da primeira parte ao suspense cheio de tesão do flashback.

O problema é que depois desse momento, o filme abandona o absurdo para tentar identificar o ponto de partida, uma justificativa para todas as faíscas da história. Em outras obras, como na anterior Volver, essa busca pelas origens funciona, alimenta a trama. Em Abraços Partidos, Almodóvar gasta tanta energia nas miudezas de cada fantasma dos personagens que seu filme acaba perdendo o fôlego.

Mesmo com um resultado irregular, é interessante a brincadeira que Almodóvar faz com tom de sua obra. Primeiro há a comédia de toques surreais, depois um romance, até desembocar num drama familiar para finalizar, em grande estilo, abraçando o cinema. São magistrais as cenas em que Blanco e sua amante se desmancham assistindo Viagem à Itália de Rossellini ou o momento em que ele, já cego, pede para um amigo colocar Ascensor Para o Cadafalso, de Louis Malle, apenas para ouvir a voz de Jeanne Moreau.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s