with the beatles

With The Beatles

Quem cuida da obra dos Beatles é um gênio da publicidade. É incrível como, de tempos em tempos, a gente é obrigado a escutar as mesmas músicas que já ouviu infinitas vezes. Com o lançamento das versões remasterizadas de toda a obra do grupo, novamente só se fala neles. É assim há pelo menos vinte anos. Sabem como ninguém dosar os lançamentos, sempre é um acontecimento grandioso, algo que não acontece com outras super bandas da história do rock.

Durante os anos em que cultivei minha beatlemania, extremamente solitária, mas proveitosa, tive pra mim que o With The Beatles era uma obra-prima incontestável. Depois de um bom tempo, comecei a descobrir que muita gente o considera um patinho feio dos primeiros anos da banda. Inclusive isso foi debatido num programa de rádio que fiz com outros beatlemaníacos. O consenso foi que With The Beatles era um disco meia boca, feito nas coxas.

Pra mim não. É até hoje o meu favorito dos anos “inocentes” dos Beatles, embora todos os outros sejam perfeitos (só o For Sale que acho quase). E o que eu reverencio no famoso disco da capa sombria, uma das mais plagiadas da história? Ele tem uma energia incrível, a bateria do Ringo faz jus ao nome da banda e, sem deixar a pulsação dançante de lado, dá um peso que não se ouvia no rock inglês. Tudo começa com Lennon berrando na irresistível You Won’t Be Long e termina com Lennon berrando ainda mais em Money (que por sinal, parece outra música nessa nova edição!). Ali percebi que aquele cara que gritava tanto seria uma figura importante pra minha vida inteira.

Também foi o disco que me apresentou à Motown. E não qualquer uma Motown, às feras. Smokey Robinson de You Really Got a Hold on Me, a sonoridade das girl groups de Please Mr. Postman e o chefão Berry Gordy, um dos autores de Money (That’s What I Want). Pronto, a porta do paraíso da soul music estava escancarada.

A Hard Day’s Night pode ser emblemático, Help! pode ser o visionário, o Please Please Me pode ser o mais urgente, mas a minha ingenuidade preferida dos FabFour é o With The Beatles.

Deixe um comentário

