a cabeça de touro

A cabeça de touro de Pablo Picasso aparece numa cena de A Chinesa de Jean-Luc Godard, quando as duas meninas maoístas brincam de tourada e se surpreendem com a criatividade do vizinho que, ao ver a cabeça do animal feita de guidão e selim, fica feliz por ter encontrado partes de uma bicicleta.

De um transformador para outro, A Chinesa faz parte de um ano pra lá de inspirado de Godard. Três obras-primas, contando com Duas ou Três Coisas Que Sei Dela e Weekend à Francesa. Era 1967, ano que preparava as grandes transformações de 1968. E nos três filmes, Godard está refletindo sobre aquele momento. Mas não só sobre isso, é claro.

O que mais gosto nos filmes de Godard é que eles parecem ser bem específicos e, ao mesmo tempo, um ensaio sobre tudo. Quando acabam, não sei bem o que vi, a única certeza é que algo enorme passou e mudou tudo de lugar. Alguns dos melhores – e mais políticos – momentos de A Chinesa são quando os protagonistas não falam de temas políticos, mas de arte.

Serge: a arte não reproduz o visível, ela inventa o visível.
Veronique: mas o efeito estético é imaginário.
Serge: mas esse imaginário não reflete o real. Ele é a realidade do seu
reflexo.

Godard se opõe a uma das mais tradicionais idéias do cinema: o reflexo da realidade. Para o cineasta, há sempre uma construção que  navega pela subjetividade, tanto de quem faz, como de quem olha. O exemplo dado por Serge mostra que é preciso considerar o olho que vê – o receptor -, o objeto visto – a obra em si – e a fonte de luz que ilumina – exatamente o contexto em que está inserido esse encontro entre objeto e olho. O salto em que a cabeça de touro vira bicicleta.

A Chinesa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s